O MEU FILHO TEM MIOPIA. E AGORA?

A prevalência da miopia (defeito refrativo caracterizado por má visão ao longe) tem vindo a aumentar nos últimos anos e estima-se que pelo ano 2050, 50% da população mundial seja míope.

Fatores de risco:

 – Fatores genéticos: se os pais forem míopes, as crianças têm uma maior probabilidade de desenvolver miopia. No entanto existem cada vez mais crianças com miopia, sem que os pais apresentem este problema;

– Fatores ambientais: tempo em tarefas de visão de perto. Quando eramos jovens, a maioria das nossas atividades eram feitas ao ar livre. Hoje em dia isso não acontece. As crianças de hoje (e em cada vez mais tenra idade) passam grande parte do seu dia em tarefas de visão de perto: ler, telemóvel, computador, tablet… E acompanhado do tempo que as crianças passam nestas atividades, temos também a distância a que são desempenhadas estas atividades.

Riscos relacionados com a miopia:

A miopia aumenta quando o globo ocular cresce. Este aumento do tamanho do globo ocular pode aumentar o risco de perda visual severa ou definitiva na idade adulta, e esses riscos são maiores quanto mais elevado o grau da miopia:

Como prevenir?

– Incidir sobre os fatores de risco – realização de mais atividades ao ar livre, evitar o uso de dispositivos eletrónicos (telemóvel, tablet, computador) durante períodos prolongados e aumentar a distancia a que as crianças estão destes dispositivos.

Lembre-se: o esforço visual é 10x maior quando se lê no ecrã do telemóvel (20cm) em relação à TV (2 metros).

Pode-se travar a progressão da miopia?

– Sim. Através da adaptação de umas lentes de contacto especiais, consegue-se controlar o crescimento do olho (50%, em média) e, consequentemente, o aumento do grau de miopia.

Como vimos anteriormente, é muito diferente uma pessoa ter uma miopia de 4.00D ou uma miopia de 8.00D! Fale connosco para saber mais sobre esta solução para abrandar a progressão da miopia dos seus filhos e, assim, evitar possíveis problemas oculares no futuro.

Temos na nossa equipa 2 profissionais ativas na área do controlo da progressão da miopia:

Dra Clara Pereira – certificado de excelência na adaptação destas lentes;

Dra Rute Araújo – membro de um dos laboratórios de investigação envolvido no estudo de validação destas lentes.

Post a Comment

X