POSSO USAR LENTES DE CONTACTO DURANTE O SURTO COVID-19?

A resposta é: SIM!

Muitos jornais e profissionais têm vindo a especular sobre o potencial risco do uso de lentes de contacto durante este surto de COVID-19. No entanto, os artigos científicos que foram realizados entretanto apontam para uma direção completamente diferente: o risco de transmissão ocular é muito baixo e o uso de lentes de contacto não aporta um risco acrescido de infeção por coronavírus.

É verdade que o coronavírus está a obrigar-nos a mudar rotinas e a ter cuidados redobrados, nomeadamente a nível da higiene. Ora, quem usa lentes de contacto sabe que uma higiene apropriada é fundamental para uma utilização correta e segura destes dispositivos óticos. Mais que nunca, os usuários devem adquirir agora hábitos de higiene mais rigorosos no seu dia-a-dia, nomeadamente quando colocam e retiram as suas lentes de contacto. Recordamos de seguida alguns dos passos fundamentais relativos à higienização das lentes de contacto:

– Deve desinfetar bem a área onde vai manusear as lentes;

– Lavar muito bem as mãos, segundo as normas já por todos conhecidas e por um tempo mínimo de 40 segundos. Lavar também a face;

– Secar as mãos e a face com papel descartável;

– Colocar a lente no olho, tentando reduzir ao máximo o tempo de contacto da mão com a superfície ocular e as pálpebras;

– Lavar TODOS os dias o estojo das lentes de contacto. Para isso, deve descartar o líquido do estojo, colocar um pouco de líquido de lentes de contacto limpo no estojo e esfregar com o dedo. De seguida, retirar o excesso de líquido e deixar o estojo secar naturalmente (virado para baixo).

Como em qualquer outra altura do ano, as lentes de contacto descartáveis diárias continuam a ser as mais indicadas em termos higiénicos.

Estamos disponíveis para esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre o assunto!

Post a Comment

X