Reciclagem de Lentes de Contacto

A indústria das lentes de contacto estima que existem em todo o mundo mais de 150 milhões de utilizadores de lentes de contacto.
Percebemos que se está a tornar cada vez mais urgente criar uma forma de reciclar ou transformar os resíduos provenientes da utilização destes dispositivos, basta observar alguns números:
Na Grã-Bretanha são eliminadas, todos os anos, 725 milhões de lentes de contacto;
Nos Estados Unidos há 45 milhões de utilizadores de lentes de contacto e, anualmente são eliminadas entre 1,8 e 3,36 mil milhões de lentes pela sanita.
Para perceber melhor o problema, temos que ter em conta que uma parte dos utilizadores de lentes de contacto eliminam as suas lentes pela sanita e que os polímeros que as constituem não são biodegradáveis, o que vai contribuir, de forma significativa, para o aumento de microplásticos no meio ambiente.

Na Universidade do Minho está a ser desenvolvido um projeto conjunto entre o Centros de Física, o Centro de Biologia Molecular e Ambiental e o Instituto de Polímeros e Compósitos com o objetivo de, não só consciencializar a população sobre este problema, mas também estudar novas formas de reutilizar os materiais poliméricos das lentes de contacto.

Brevemente o Franco Oculista será um ponto de recolha das suas lentes de contacto usadas.

Post a Comment

X